Após 30 anos, aérea SAS volta ao Brasil com o seu novo Airbus A350XWB

O jato, que (em nossa opinião) é um dos A350 mais bonitos feitos até hoje, virá ao Brasil em uma missão de resgate para repatriar cidadãos nórdicos (dinamarqueses, finlandeses, islandeses, noruegueses e suecos).

Este voo especial está sendo organizado pela Embaixada da Noruega no Brasil com apoio das embaixadas dos outros países nórdicos, já que seus concidadãos não conseguem voltar ao país natal por causa da pandemia e a falta de ligações aéreas, somadas às fronteiras fechadas em diversos países.

A SAS (abreviatura para Scandinavian Airline System) é uma companhia com “tripla nacionalidade”, por ter originado de três outras empresas aéreas, cada uma de um país escandinavo: Suécia, Noruega e Dinamarca.

Apesar de não ser lembrada por muitos, a SAS iniciou voos ao Brasil ainda na década de 1950 com o DC-4 Skymaster no “pinga-pinga” que passava por Lisboa, Dacar, Natal e Rio de Janeiro.

Ao longo dos anos, o avião foi substituído pelo Douglas DC-6, e depois pelo DC-7. Na era do jato, operou o quadrijato DC-8, o trijato DC-10-30F e em 1990 introduziu a inédita rota Copenhague – Guarulhos. Esta rota era feita com o então novo Boeing 767-200ER. Mas foram poucos voos, já que a empresa encerrou as operações para a América do Sul no ano seguinte, dada a disparada do petróleo, após a Invasão do Kuwait.

 

Fonte: https://www.aeroin.net/apos-30-anos-aerea-sas-volta-ao-brasil-novo-airbus-a350xwb/