A partir das 5h de domingo (15/3), passageiros irão embarcar na primeira parte da nova sala de embarque, espaço com 1.664 m². Ao término da obra, a sala de embarque terá 2.857 m², uma área quase cinco vezes maior que a antiga.
A entrega da primeira parte da nova sala de embarque faz parte de uma série de fases da ampliação e modernização do aeroporto, que já recebeu novas instalações da Seção Contra Incêndio (SCI), Central de Resíduos Sólidos (CRS), Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), guarita de segurança e prédio administrativo da Infraero.
As entregas da obra de ampliação e modernização do Aeroporto Internacional de Navegantes ocorrem no ano em que o terminal completa 50 anos desde sua inauguração.
Novo Acesso
A nova sala de embarque será aberta em operação assistida, para que a Infraero oriente os usuários sobre as mudanças, além de monitorar o funcionamento de instalações e equipamentos e realizar serviços e reparos eventuais no novo terminal. “Nessa etapa, nós teremos um apoio mais intenso da Porto Beton, que é a construtora responsável, e que fará ajustes que sejam necessários. Isso ocorrerá sem interferir no funcionamento do aeroporto”, explica o superintendente do Aeroporto de Navegantes Jaison Mello.
Toda a transição foi planejada com as empresas aéreas, concessionários e equipe da Infraero. “Ainda assim, é natural que surjam dúvidas e elas serão sanadas com a Infraero, por meio do nosso portal na internet e nas nossas redes sociais. As companhias aéreas, lojistas e prestadores de serviços do aeroporto também são parceiros nessa mudança, visto que cada um tem sua área de atuação”, explica Jaison.
Comentário
A modernização e a ampliação do Aeroporto Internacional de Navegantes (NVT) é uma demanda já antiga que a Infraero ainda não tinha conseguido cumprir. Cerca de 1,8 milhão de viajantes passaram por lá em 2019 e sofreram com a infraestrutura antiga e desconfortável que o aeroporto disponibilizava.
NVT é um aeroporto bem importante para aquela região de Santa Catarina e atende não somente a população da cidade de Navegantes, mas também de Penha, Itajaí, Balneário Camboriú e Blumenau, algumas das cidades mais turísticas do estado. Em Penha, por exemplo, está o Beto Carrero World e em Blumenau acontece a Oktoberfest, portanto, uma região muito procurada por turistas.
As empresas LATAM, Azul e GOL oferecem diariamente voos diretos em NVT com destino aos aeroportos Santos Dumont e Galeão (Rio de Janeiro), Congonhas e Guarulhos (São Paulo), Campinas e Porto Alegre.
Vale comentar que, de forma bem parecida ao que aconteceu com o Aeroporto de Vitória, a Infraero está modernizando e investindo em um aeroporto que muito em breve será concedido à iniciativa privada. Parece que a estratégia é valorizar os aeroportos para que o governo consiga um ágio* maior no momento do leilão.
*Ágio é a valor excedido em relação ao valor mínimo da oferta em um leilão.
Fonte: https://passageirodeprimeira.com/aeroporto-de-navegantes-ganha-nova-sala-de-embarque/